2º Ciclo

Acordos de Estágios

Estágios Internacionais

A Escola de Direito está fortemente empenhada em proporcionar aos seus estudantes a formação abrangente e qualificadora que resulta de experiências de mobilidade internacional. Neste contexto, incentiva e promove a realização de várias modalidades de estágios internacionais, em função dos objetivos e do perfil do estudante, enquadrados no âmbito do Programa Erasmus+, Mobilidade Livre ou do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os estudantes que realizem estes estágios poderão beneficiar, para o efeito, de uma bolsa Erasmus+, se o estágio for realizado em país abrangido por este programa (v.g., Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Macedónia, Turquia), assim como de uma eventual redução das propinas durante o período de mobilidade.

O reconhecimento destes estágios decorre de inscrição em suplemento ao diploma, quando não lhes for reconhecido valor curricular. Todos os estudantes inscritos no 2.º ciclo da Escola de Direito podem candidatar-se às seguintes modalidades de estágios internacionais:

Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros
Mobilidade de estudantes para as representações diplomáticas portuguesas (embaixadas, missões, consulados do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros), podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios para Investigação
Mobilidade dirigida à investigação para a dissertação de mestrado, a realizar após o términoda parte letiva, numa instituição de ensino superior, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 5 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios para Recém-Graduados
Mobilidade de recém-graduados para realização de estágio em contexto profissional diversificado, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses, a realizar após a conclusão do mestrado, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios de Verão
Mobilidade de estudantes em contexto profissional ou universitário, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

 

Testemunho

“Uma oportunidade de descobrir a condição de cidadão europeu num ambiente profissional.” Pedro Peres (International Bureau of Fiscal Documentation – Holanda)