Porquê a Escola de Direito do Porto

A resposta é: porque na Católica se pratica um ensino de qualidade, baseado no rigor e na exigência, inspirado nos valores do humanismo cristão — pilar da sociedade ocidental —, que habilita os alunos com uma preparação sólida para o exercício da profissão que escolherem.

A reputação do curso de Direito da Católica fala por si. Foi o primeiro curso de Direito a norte de Coimbra.

Ao longo destes mais de trinta anos, fomos constituindo um corpo próprio de professores, formados em Portugal e em prestigiadas universidades europeias e norte-americanas.
Temos antigos alunos a lecionar em quase todas as faculdades e escolas de Direito portuguesas, públicas e privadas, e a lecionar cadeiras jurídicas em numerosos Institutos Superiores; temos antigos alunos a ocupar posições destacadas na política, em empresas, na administração pública, na magistratura, na advocacia (com posições de relevo nas maiores sociedades de advogados) e em organização internacionais.

Na nossa Faculdade de Direito, elegemos como objetivo fundamental ajudar cada aluno a realizar os seus projetos profissionais e, até, alguns dos seus sonhos.

Para isso, empenhamo-nos em assegurar aos nossos alunos uma formação técnica ao nível da excelência, mas, também, nos preocupamos em formar pessoas livres, autónomas e responsáveis.

Tirando partido de estarmos inseridos num campus com outras unidades de ensino, asseguramos aos nossos alunos uma formação transversal (Antropologia, Sociologia, Psicologia, Gestão, Economia, Marketing, Ciência Política) e temos em projecto formação destinada ao desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipa, à fluência em línguas estrangeiras (somos a única escola de Direito com um curso livre de Mandarim e cultura chinesa), à utilização de tecnologias de informação, ao desenvolvimento da comunicação, da criatividade, da capacidade de resolver problemas novos, do sentido crítico, etc.

Conscientes de que formamos juristas para o Mundo, privilegiamos e encorajamos a mobilidade internacional e com a Escola de Direito de Lisboa da Católica para alargar horizontes aos nossos alunos.

Investimos na ligação entre a teoria e a prática, com vários profissionais do foro a lecionar cadeiras práticas e seminários.

Reflexo do empenho que colocamos na qualidade do nosso ensino, a nossa Escola obteve a melhor classificação a nível nacional no parâmetro da empregabilidade dos seus licenciados, na última avaliação das universidades portuguesas, e continua a honrar essa distinção, todos os anos, com taxas de empregabilidade da ordem dos 95%.

Outra razão pela qual vale a pena escolher a Católica é porque nos orgulhamos dos nossos alunos e nos esforçamos todos os dias para que eles se orgulhem da sua Escola.