Pós-Graduação em Direito da Família Empresária

PrintPrint
Corpo Docente: 

Rita Lobo Xavier
Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola do Porto

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1984). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na área das Ciências Jurídico-Civilísticas (1991). Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1999). Agregação em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2016).

António Nogueira da Costa
Licenciado Matemáticas Aplicadas (Informática); Executive-MBA, Curso Superior em Dirección de Recursos Humanos e Programa Alta Dirección pela Escuela Negocios Afundación e da qual assumiu a direção de programas em Portugal; International Business Program na Georgetown University, docente em diversas entidades do ensino superior possuindo Título de Especialista Área CNAEF345 – Gestão e Administração e membro do núcleo de investigação do IPMaia.

Sócio e CEO da efconsulting com intervenção em dezenas de empresas familiares na elaboração de protocolos, modelos de governo, conselhos e assembleias de família. Acompanhou empresa familiar durante mais de 15 anos e trabalhou em entidades financeira tendo assumido distintas áreas funcionais, nomeadamente ao nível de CEO ou membro dos conselhos de administração.

Coautor dos livros "50 perguntas essenciais sobre empresas familiares" (Portugal e Espanha); "Estratégias Empresariais"; " Manual de Boas Práticas da Empresa Familiar"; adapação do livro "Eu não vendi. Não o façam vocês. Empresa Familiar e Sucessão". Na temática das empresas familiares é cronista do jornal Vida Económica com diversas e outras publicações, bem como convidado em múltiplos cursos, seminários e conferências.

Francisco Negreira del Río
Doutorado em “Ciencias Económicas y Empresariales”, MBA e Diplomado em “Tributación y Sistemas Fiscales”. Especialista em Empresas Familiares.

Foi professor titular na Escuela de Negocios Afundación durante mais de 15 anos e diretor de programas MBA.

Sócio fundador da efconsulting em Espanha onde acompanhou dezenas de empresas familiares na elaboração de protocolos familiares e de governo empresarial. CEO de grupo empresarial familiar.

Autor de numerosos artigos em revistas académicas de referência (Harvard Deusto Business Review, HD Marketing & Ventas…). Coautor dos livros “Yo no vendí, no lo hagáis vosotros. Empresa familiar y sucesión”; “El Buen Gobierno de la pyme familiar”, ed. Escuela Negocios Novacaixagalicia (2011) e “50 preguntas importantes sobre la empresa familiar” (2013) ed. Vida Económica.

 

André Almeida Martins
Docente da Faculdade de Direito da UCP – Escola do Porto
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Pós-graduação em Direito do Trabalho no IDET - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Pós-graduação em Direito das Empresas no IDET - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Prepara a sua Doutoramento na Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Advogado Coordenador do Departamento de Contencioso do escritório do Porto da Uría-Menendez – Proença de Carvalho.

 

João Girão
Licenciado em Direito, Executive MBA, Certificado em Coaching pela ISPC e ICF.

Sempre trabalhou no Desenvolvimento Pessoal e organizacional como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos, Coordenador de Projetos de Visão Estratégica e como Docente no Ensino Superior.

Experiência como Docente no Ensino Superior em diversas áreas relacionadas com Gestão de Recursos Humanos.

Consultor, nomeadamente na efconsulting, Formador e Coach de Indivíduos, Equipas e Organizações, em Projetos de Visão Estratégia, Desenvolvimento Organizacional e Comportamental e na Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.

Assessor da Direção da AIMMAP e, nesse âmbito, responsável pelo desenvolvimento das competências dos empresários do Setor Metalúrgico e Metalomecânico Português e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal na OIT

 

Paulo Pichel
Docente da Faculdade de Direito da UCP – Escola do Porto. Licenciatura em Direito pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2011)
Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito Universidade Católica - Porto
(2014)
Prepara a sua dissertação de Doutoramento na Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Advogado.