Pós-Graduação em Direito da Família Empresária

PrintPrint

FAMILY GOVERNANCE LAW

ENQUADRAMENTO
As empresas familiares, pelo seu número e relevância, constituem um dos pilares do desenvolvimento económico local, regional e internacional. A sua presença no tecido empresarial aparece sob a forma de diferentes tipos de sociedades comerciais, de distintas dimensões (da microempresa ao grande grupo de empresas).

A principal caraterística identificadora e diferenciadora das empresas familiares é a Família Empresária: conjunto de pessoas ligadas por laços familiares que, de alguma forma, estão, ou poderão vir a estar, relacionadas com a empresa. É a ligação que existe entre a Família e a Empresa que possibilita a presença de uma visão de longo prazo, suportada em capital paciente, e motivada pelo grande objetivo de assegurar a sua continuidade. O que deveria ser a sua força pode também levar - com o decurso do tempo, o passar das gerações, a falta de institucionalização e de preparação da sucessão na liderança e na propriedade - ao próprio fracasso do projeto empresarial.

Esta Pós-Graduação em «Direito do Governo da Família Empresária» tem uma abordagem transversal e transdisciplinar que pretende proporcionar a aquisição de conhecimentos especializados sobre os principais temas jurídicos envolvidos.

VAGAS
20 (admissão por ordem de inscrição, contudo será dada prioridade a membros da mesma família e parceiros da Pós-Graduação)

FINALIDADES

• Conhecer as especificidades das empresas familiares e das famílias empresárias e as razões que justificam uma abordagem transversal e especializada
  • Conceber distintos modelos de governo de empresas em adequada articulação com os órgãos da empresa societária e as respetivas funções e âmbito de atuação
  • Conhecer os instrumentos jurídicos adequados à efetivação da vontade das famílias empresárias e dos seus membros
  • Identificar práticas de bom governo adequadas à empresa, à família empresária e ao processo de sucessão na liderança e na propriedade.
  • Conhecer e compreender os meios de prevenção e resolução de conflitos, incluindo meios alternativos de resolução de litígios e recurso aos meios de resolução judicial

MODELO PEDAGÓGICO
Esta Pós-Graduação irá adotar o modelo de aulas teórico-práticas suportadas no método de estudo do caso. Decorrerá às sextas 18-21 h e Sábados 10-13 h, durante 12 semanas distribuídas pelos meses de janeiro a março de 2019.

MODELO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO
O curso confere um Certificado de Pós-Graduação (6 ECTS) a quem compareça a 80% das sessões e obtenha aprovação no trabalho com apresentação/defesa e seja titular de uma licenciatura.

O curso confere um Certificado de Formação Avançada (6 ECTS) a quem compareça a 80% das sessões e obtenha aprovação no trabalho com apresentação/defesa e que seja titular de uma licenciatura.

A Frequência do curso completo com presença a 80% das sessões, mas sem avaliação, confere um certificado de frequência da Pós-Graduação.

Área de Estudos:
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Membros de famílias empresárias, gestores, quadros superiores e quadros técnicos de empresas familiares, advogados, juristas, contabilistas, ROC, entre outros.

Propinas:

INSCRIÇÃO: 100.00 €
Propina: 1 500.00 €
4 mensalidades (janeiro a abril): 375.00 €

Descontos:

• 10% alunos e ex -alunos
  • 20% Parceiros Pós-Graduação
  • 20% a partir do 2º membro da família
Coordenação:

Coordenação Científica
Professor Doutor Engenheiro Luís Valente de Oliveira (Fundação AEP)
Professora Doutora Rita Lobo Xavier (ED)