2016/17 | Curso de Aptidão ao Centro de Estudos Judiciários

PrintPrint

Objectivos

O “Curso de Aptidão ao CEJ” visa especificamente preparar os potenciais candidatos à admissão no CEJ para a realização dos respetivos testes de aptidão.

Considerando que os testes de aptidão ao CEJ integram uma fase escrita e uma fase oral, o “Curso de Aptidão ao CEJ” tem uma vertente essencialmente prática dedicada à resolução de questões de Direito Civil, Direito Comercial, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Já depois de publicado o aviso do concurso, haverá ainda, para a matéria de temas sociais, económicos e culturais, algumas sessões de leitura dirigida, em que se faz uma sinopse da bibliografia recomendada pelo CEJ para cada tema proposto.

Finalmente, antes da realização dos exames orais, haverá um módulo dedicado à discussão e tratamento de temas de ramos do Direito não contemplados naquelas áreas principais e exigidos pelo aviso de concurso (por exemplo, e dependendo de tal aviso, Direito Constitucional, da União Europeia e Família e Menores – módulo este mais vocacionado para a fase oral dos testes de aptidão).

Área de Estudos:
Grau de Ensino:
Formação Avançada
Regime:
Diurno
Campus:
Campus Foz
Horários:

2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira

Desembargador António Gama

Desembargador Miguéz Garcia

Conselheiro Oliveira Barros

Desembargador Miguéz Garcia

TEMAS ECONÓMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

TEMAS DE METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA

Notas:
1 - As sessões de temas económicos e sociais serão marcadas após a realização dos exames escritos.
2 - As sessões de tema livre serão marcadas antes da realização dos exames orais.

Duração do curso:

De 3 de outubro de 2016 a 17 de fevereiro de 2017 (19 semanas de aulas).

Propinas:
  • 1.800 €: pagamento numa só prestação.
  • 1.500 €: pagamento numa só prestação (antigos-alunos da Faculdade de Direito da Católica-Porto).
  • 1.950 €: pagamento em 5 mensalidades de 390.00€ cada uma (a primeira a ser efectuada no momento da inscrição) as restantes até ao dia 10 de cada mês.
  • 1.625 €: pagamento em 5 mensalidades de 325.00€ cada uma (a primeira a ser efectuada no momento da inscrição) as restantes até ao dia 10 de cada mês (antigos-alunos da Faculdade de Direito da Católica-Porto).
  • 825.00 €: para alunos que se candidatam pela via profissional (pagamento numa só prestação).
  • 900.00€: para alunos que se candidatam pela via profissional - pagamento em 5 mensalidades de 180.00€ cada uma (a primeira a ser efectuada no momento da inscrição) as restantes até ao dia 10 de cada mês.
Coordenação:

Prof. Doutor Manuel Fontaine Campos