Sessão Online de Mestrados em Direito atrai mais de uma centena de alunos portugueses e estrangeiros

Mais de cem participantes de várias instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras marcaram presença na Sessão Online de Apresentação de Mestrados da Escola do Porto da Faculdade de Direito.

Durante duas horas, vários docentes apresentaram as sete áreas de especialização que a Faculdade oferece no Mestrado em Direito – Direito Privado, Direito Criminal, Direito da Empresa e dos Negócios, Direito Internacional e Europeu, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Fiscal.

Ainda assim, Raquel Carvalho, coordenadora do Mestrado em Direito, esclareceu que, de acordo com os objetivos profissionais de cada aluno, "é possível compor livremente o plano curricular e não ter propriamente uma área de especialização."

Para além de serem referidos os altos níveis de empregabilidade, também foi exposta a possibilidade de escolha entre mais de noventa disciplinas e seminários.

Na segunda parte da sessão, foi apresentado o Mestrado em Direito e Gestão, que reúne unidades curriculares da área do Direito e da Gestão: "Essas disciplinas conjugam-se e completam-se, para dar ao aluno um quadro que lhe permita cruzar conhecimentos das duas áreas", explica Maria de Fátima Ribeiro, coordenadora do mestrado.

O aluno do mestrado em Direito, Ricardo Amaro, deu o seu testemunho sobre a experiência que tem tido como estudante e explicou que "é uma constante, nas várias áreas curriculares, o incentivo dos docentes no sentido de os alunos realizarem pequenos trabalhos de investigação por forma a promover o primeiro contacto com aquilo que será a elaboração da dissertação final." Aproveitou, ainda, para relembrar que no contexto de suspensão de aulas presenciais "todos souberam adaptar-se às circunstâncias e o novo sistema de aulas tem funcionado particularmente bem."

Na parte final do evento digital, Manuel Fontaine, diretor da Faculdade de Direito, respondeu a várias questões colocadas pelos participantes, relacionadas com troca de áreas de especialização, número de vagas, médias de entradas e especificidades da dissertação. O docente aproveitou para relembrar que a flexibilidade de horários "permite que os trabalhadores-estudantes possam também frequentar os nossos mestrados" uma vez que as aulas são lecionadas em horário pós-laboral.

A primeira fase de candidaturas ao Mestrado em Direito e ao Mestrado em Direito e Gestão termina dia 12 maio. A segunda fase começa dia 18 de maio e prolonga-se até dia 3 de julho.

maio 2020