Transição para o Ensino Superior

A Escola de Direito é conhecida pela sua exigência e por esperar que os seus estudantes atinjam níveis de excelência. Porque a atenção que lhes dedicamos é uma prioridade, procuramos auxiliá-los a superar quaisquer dificuldades apresentadas na transição para o ensino superior: na interpretação de textos jurídicos; na estruturação do raciocínio necessária ao discurso jurídico; e no uso de uma linguagem rigorosa.

Nesta medida, é oferecida no 1.º Semestre do 1.º ano uma disciplina obrigatória – Transição Para o Ensino Superior –, que pretende dotar os alunos das ferramentas necessárias à ultrapassagem das dificuldades apresentadas, no sentido de lhes assegurar sucesso na sua atividade enquanto alunos da Escola de Direito e, concomitantemente, enquanto profissionais e cidadãos.

Por outro lado, visando o mesmo objetivo, é oferecido de modo opcional o programa GPS, que está direcionado a todos os estudantes que pretendam adaptar o seu método de estudo às exigências do Curso de Direito. Num contexto de atendimento individual e personalizado, pretende-se maximizar recursos pessoais para o desenvolvimento de um método de estudo ajustado às especificidades de cada estudante, em três principais coordenadas: "onde estudar", "por onde estudar" e "como estudar".

Finalmente, cada estudante que o deseje pode ser aconselhado de modo permanente por um docente da Universidade, especifica e individualmente designado para o efeito – programa Tutoria. Os docentes manterão o contacto com o estudante no sentido de acompanhar o seu percurso académico: definição de objetivos, aconselhamento – planeamento do estudo, avaliação contínua, escolha de disciplinas – bem como deteção de eventuais dificuldades específicas, tendo em vista a sua resolução.