Apresentação

Nos dias 21 e 22 de Junho de 2013, terá lugar no Porto (na Universidade Católica, campus Foz) o III Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional Público e Relações Internacionais

São co-organizadores a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Sevilha, depois de, em 2011 e 2012, os I Encontro (Braga) e II Encontro (Santiago de Compostela) terem sido co-organizados pela Universidade do Minho e pela Universidade de Santiago de Compostela.

O tema geral deste Encontro é Jurisdições internacionais e evolução da ordem internacional, desdobrado em três Sessões Temáticas. A primeira, “O Tribunal Internacional de Justiça. Novas perspectivas da Justiça internacional”. A segunda, “Tribunais penais e de protecção de direitos humanos”. E a terceira, “Outras jurisdições internacionais e arbitragem”.

Intervêm neste III Encontro palestrantes oriundos de mais de dez Universidades portuguesas e espanholas. E estarão presentes, como participantes, professores de outras Universidades portuguesas e espanholas. Este facto, na sequência aliás do que já tinha sido o êxito assinalável dos I e II Encontros, confirma e consolida as relações e o diálogo científico entre Professores portugueses e espanhóis da área do Direito Internacional e das Relações Internacionais.

Em nome da organização, agradecemos a todos os Palestrantes a sua disponibilidade imediata. E a todos aqueles que vão assistir a este III Encontro, desejamos as boas-vindas à Cidade do Porto e ao III Encontro de Professores de Direito Internacional Público e Relações Internacionais.

 

José Alberto Azeredo Lopes 
Universidade Católica Portuguesa
Pablo Antonio Fernández-Sánchez 
Universidade de Sevilha